Ouvidoria

Canal de denúncias
e reclamações

Sobre o canal

O Canal de Denúncia é uma forma de ampliar nosso comprometimento com a transparência e a ética. Essa ferramenta independente, sigilosa e imparcial está disponível para os públicos externo e interno do INVISA.

Você está em um ambiente seguro e sigiloso.

O Canal de Denúncias é o principal meio de comunicação para relatos sobre eventuais irregularidades cometidas por colaboradores ou terceiros, bem como para relatar sobre o descumprimento de normas da empresa e das leis brasileiras. Visando proporcionar segurança e confidencialidade.

As denúncias são tratadas com base em análises técnicas e metodologias de gerenciamento de riscos, além das condutas estabelecidas pelo Código de Conduta e da legislação aplicável.

São exemplos de condutas indevidas que devem ser denunciadas:

  • Atos de corrupção como fraude, propina, suborno e lavagem de dinheiro por parte de qualquer colaborador, independentemente do nível hierárquico;
  • Conflito de interesse entre terceiros e gestores de contrato do INVISA;
  • Falhas no cumprimento de obrigações legais de qualquer natureza, por qualquer colaborador, independentemente do nível hierárquico, ou terceiro que atue em nome da instituição;
  • Uso indevido de ativos da instituição;
  • Assédio Moral;
  • Assédio Sexual;
  • Retaliação contra o denunciante de boa-fé por parte de qualquer colaborador.

Denúncias e encaminhamento das violações

Todos que se relacionam com a Entidade devem comunicar as violações ou possíveis violações às diretrizes deste Manual de Conduta Ética por meio do Canal de Denúncias, através do e-mail: denuncia@invisa.org.br ou compliance@invisa.org.br ou pelo telefone (22) 3851-2901.

Os relatos poderão ser feitos de forma anônima, caso o denunciante opte por não se identificar.

Compliance

Âmbitos institucional
e corporativo

Nos âmbitos institucional e corporativo, compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para as atividades da instituição, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

As atividades do compliance permitem a instituição prevenir fraudes, desvios de condutas profissionais, segurança das informações, gestão de riscos e de pessoas, atendimento a auditorias internas e externas, dentre outras.

O Comitê de Ética Institucional, aprovado pelo Conselho de Administração em Reunião Extraordinária realizada em 12 de dezembro de 2016, é composto pelo Diretor Geral, por um Representante do Departamento Jurídico, por um Representante do Departamento de Recursos Humanos e por um colaborador escolhido pela entidade.

Cabem ao Comitê de Ética Institucional da Entidade as seguintes atribuições:

  • Avaliar permanentemente a atualidade e pertinência deste Manual de Conduta Ética, bem como determinar as ações necessárias para a divulgação e disseminação dos padrões de conduta ética dentro da Entidade.
  • Avaliar os casos de violação ao Manual de Conduta Ética e deliberar sobre dúvidas na sua interpretação.
  • Recomendar soluções eficazes e oportunas aos conflitos éticos que surgirem.

Faça sua denúncia ou sugestão

Atuando em 5 estados, construímos uma história de credibilidade e inovação

O INVISA realiza em parceria com seu município a Gestão de diversos Programas na área de Assistência Social como CREAS, PETI, entre outros.

Fale conosco